sábado, 21 de novembro de 2015

Exercícios Resolvidos - Lei 8666/93 - Licitações - Parte 01


O enunciado a seguir refere se as questões 01 a 03.

A respeito dos contratos administrativos de que trata a Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que seguem.

01 Aos contratos administrativos de que trata a referida lei não se aplicam, supletivamente, as disposições de direito privado.
Resolução
Afirmação errada.
Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

02 No caso de dispensa de licitação cujos preços estejam compreendidos nos limites dessa modalidade, o contrato deve ser substituído pelo termo de dispensa de licitação devidamente fundamentado.
Resolução
Afirmação errada.
A contratação por meio da dispensa de licitação deve limitar-se a aquisição de bens e serviços indispensáveis ao atendimento da situação de emergência e não qualquer bem ou qualquer prazo.
O Art 24 da lei 8666 relata todos os casos de dispensa de licitação.

03 Na hipótese de nulidade do contrato, fica a administração eximida do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que a nulidade foi declarada, visto que o instrumento de ajuste não é mais válido.
Resolução
Afirmação errada.
A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.
A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.


04 - A Lei 8.666 é relativa especificamente a processos:
(A) admissionais;
(B) licitatórios;
(C) de aprovação de projetos;
(D) de execução de projetos;
(E) de fiscalização de obras.

Resolução
A lei 8666 é relativa a processos licitatórios.
Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Resposta correta é o item “B”.

Gostou?
Tem interesse em Exercícios Resolvidos?



Não conseguiu acessar os links acima?
Entre em contato conosco no 'Formulário de Contato" - Lado direito

sábado, 19 de setembro de 2015

Exercícios Resolvidos - Engenharia civil - Parte 03


01 Na composição de custos de uma obra, são considerados encargos sociais básicos, entre outros, a previdência social, o fundo de garantia por tempo de serviço e o seguro contra acidentes de trabalho.
Resolução
Afirmação correta.
Os encargos sociais básicos são valores de impostos e taxas a serem recolhidos aos cofres públicos e calculados sobre a mão de obra contratada, bem como direitos e obrigações pagos diretamente ao trabalhador.
A forma mais comumente utilizada para o cálculo dos encargos é classificada em cinco grupos.
Grupo A
- Contribuição à Previdência Social (INSS): 20,00%;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço: 8,00%;
- Salário Educação: 2,50%;
- Contribuição para o SESI, SENAI e SEBRAE: 1,50%, 1,00% e 0,60% respectivamente:
- INCRA: 0,20%;
- Seguro Contra Riscos e Acidentes: 3,00%;
- Serv Social da Ind da Construção e Mobiliário (Seconci) 1,00%.
Grupo A totaliza 37,80%.

Grupo B
- Repouso semanal e feriados 22,02%;
- Férias 14,98%;
- Licença Paternidade 0,11%;
- Auxílio Enfermidade 1,87%;
- 13° Salário 11,24%.
Grupo B totaliza 50,22%.

Grupo C
Depósito por despedida sem justa 4,81%;
Aviso prévio indenizado 13,73%.
Grupo C totaliza 18,54%.

Grupo D
Taxas de reincidências (Reincidência A sobre B) 18,98%.

Grupo E
Dias de chuva e outras dificuldades 1,5%.
Somando os percentuais dos grupos A B C D e E teremos 127,04%.


O enunciado a seguir refere se as questões 02 e 03.

A captação de água subterrânea pode ser de extrema importância para o consumo humano, e o projeto e a execução de poços de captação requerem o conhecimento de conceitos de engenharia e, em algumas situações, o atendimento a prescrições estabelecidas em normas técnicas específicas. Com referência ao projeto e à construção de poços para a captação de água subterrânea, julgue os itens subsequentes.

02 Entende-se por aquífero a formação ou o grupo de formações geológicas portadoras e condutoras de água subterrânea.
Resolução
Afirmação correta.
Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aquífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de depositório e de transmissor da água aí armazenada. Assim, uma litologia só será aquífera se, além de ter seus poros saturados (cheios) de água, permitir a fácil transmissão da água armazenada.

03 A lama para perfuração utilizada em poços perfurados pelo método rotativo com circulação direta deve ter seus parâmetros físico-químicos controlados durante os trabalhos, a fim de evitar danos ao aquífero e facilitar a limpeza do poço.
Resolução
Afirmação correta.
A Lama de perfuração é um fluido utilizado com a finalidade de sustentar as paredes do furo, transportar os resíduos de perfuração, resfriar e lubrificar as ferramentas.
A perfuração se dá através do movimento rotatório de uma broca, ao mesmo tempo em que se faz circular lama no poço. Esta lama além de servir para trazer o material triturado para cima serve para refrigerar a ferramenta de corte e para manter uma pressão contínua dentro do poço, de forma a conter suas paredes, evitando assim seu colapso.
A lama poderá ser injetada pelo furo central da haste de perfuração, subindo pelo espaço anelar, ou vice versa. Este método é indicado para formações moles e grandes profundidades. O revestimento do poço é feito no final, antes de se bombear toda a lama.

04 - Na execução da terraplenagem, existe um equipamento de transporte a médias e longas distâncias (maiores que 600m) capaz de executar também as operações de corte, carga, descarga e espalhamento. Esse equipamento é conhecido como:
(A) moto-niveladora;
(B) trator de esteiras;
(C) retro-escavadeira;
(D) caminhão basculante;
(E) moto-escrêiper.

Resolução
O motoscraper (MS) é projetado para executar as quatro etapas do serviço de terraplenagem. O equipamento é constituído basicamente por um cavalo-mecânico tracionador e por uma caçamba (scraper) capaz de executar a escavação, o auto-carregamento, o transporte e o espalhamento do material escavado.
A Resposta correta é “E”.

Agora vamos aproveitar a questão para analisar os demais itens
A motoniveladora é projetada para espalhamento do material descarregado e para acabamento, porraspagem, de superfícies.
Retroescavadeira é uma escavadora de colher, com caçamba invertida, que trabalha o terreno de cima para baixo permitindo escavações em cotas inferiores á do plano onde se acha assentada.
Caminhão basculante é um veículo provido de uma carroceria que se pode esvaziar ao girar sobre um ou mais eixos, destinado ao transporte de materiais a granel
Trator é um veículo automotor construído para  rebocar ou empurrar outros veículos ou máquinas, o trator de esteiras exerce a mesma função do trator mas se desloca sobre esteiras

05 - Sob certas condições é possível evitar-se o deslocamento de materiais instáveis, durante a execução do aterro, construindo-se camadas laterais que servem de contrapeso aos empuxos resultantes da carga do aterro principal. A denominação técnica dessas camadas é:
(A) camada de topo;
(B) camada drenante;
(C) muro de gravidade;
(D) contrafortes;
(E) bermas de equilíbrio.

Resolução
Berma de equilíbrio é realizada lateralmente nos aterros assentes sobre terrenos de baixa capacidade de suporte, destinada a manter o equilíbrio e impedindo o refluxo do solo subjacente
A Resposta correta é “E”.

Agora vamos aproveitar a questão para analisar os demais itens.
Camada drenante tem função de drenar águas pluviais.
Muro de gravidade, é usado para contenção de encostas de morros.

06 – Ao se optar por estacas de madeira em fundação profunda em obras em terra firme; deve-se considerar o apodrecimento do material ao longo do tempo. Analise as possíveis causas:
I – ataque de cloretos;
II – ataque de insetos;
III – ataque de animais marinhos;
IV – desgaste mecânico;
V – envelhecimento da madeira.

Os itens corretos são somente:
(A) I e II;
(B) I e III;
(C) II e III;
(D) II e V;
(E) III e IV.
Resolução
A madeira NÃO sofre ataque de cloretos, de animais marinhos e desgaste mecânico não apodrece a madeira, neste caso restaram o ataque de insetos e o envelhecimento da madeira.
A Resposta correta é “D”.

Gostou?
Tem interesse em Exercícios Resolvidos?


Não conseguiu acessar os links acima?
Entre em contato conosco no 'Formulário de Contato" - Lado direito

Exercícios Resolvidos - Orçamento e Planejamento 02


01. Num empreendimento de engenharia, pode-se programar um sistema denominado Preparação de Execução de Obras – PEO, que é um conjunto de métodos utilizados na gestão da interface projeto-obra e na fase de execução. Esse sistema organiza e divide as ações de agentes como projetistas, coordenador da PEO, engenheiro residente, técnico de segurança e outros. O coordenador da PEO
(A) prepara a lista contendo todos os ensaios a serem realizados em laboratório.
(B) tem a real responsabilidade técnica pela elaboração do projeto.
(C) atua diretamente nas questões relativas ao detalhamento do projeto, no que diz respeito à interface projeto-obra.
(D) garante a segurança do canteiro de obras.
(E) organiza a entrega provisória e final da obra.

Resolução
Como o próprio nome diz PEO - Preparação de Execução de Obras atua diretamente nas questões relativas ao detalhamento do projeto, no que diz respeito à interface projeto-obra.
Alternativa correta é “C”.

02. É de responsabilidade do autor do projeto:
(A) escolher fiscal, determinando suas atribuições.
(B) respeitar a vontade expressa de quem o contratou, após a sua concordância, obedecendo às normas brasileiras e regulamentos vigentes.
(C) fiscalizar o cumprimento das condições de qualidade previstas no projeto.
(D) contratar os subempreiteiros e os empreiteiros técnicos, dirigindo seus trabalhos, sem prejuízo da autonomia e da responsabilidade técnicas destes.
(E) definir com precisão e clareza os objetivos e elementos necessários à elaboração do programa do projeto.

Resolução
Responsabilidade do autor do projeto respeitar a vontade expressa de quem o contratou, após a sua concordância, obedecendo às normas brasileiras e regulamentos vigentes.
Alternativa correta é “B”.

03 - A Lei 8.666 é relativa especificamente a processos:
(A) admissionais;
(B) licitatórios;
(C) de aprovação de projetos;
(D) de execução de projetos;
(E) de fiscalização de obras.

Resolução
A lei 8666 é relativa a processos licitatórios.
Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Resposta correta é o item “B”.

Gostou?
Tem interesse em Exercícios Resolvidos?

Relação de E-books com Exercícios Resolvidos de:
01 - Licitações - Lei 8666/1993.
02 - Materiais de Construção - Concreto e Aço.
03 - Construção de Edifícios - Do alicerce ao teto.
04 - Engenharia Civil - Geral com todas as matérias - Capa Branca.

Exercícios de Fixação - Gratuitos

Não conseguiu acessar os links acima?
Entre em contato conosco no 'Formulário de Contato" - Lado direito

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exercícios Resolvidos - Orçamento e Planejamento 01


01. O conjunto de métodos utilizados na gestão da interface projeto-obra e na fase de execução da obra e denominado Preparação de Execução de Obras – PEO estabelece uma relação entre agentes (I, II, III) e ações (x, y, z):
I. Coordenador da PEO.       x. controlar as versões do projeto.
II. Projetista.                      y. aprimorar o projeto no canteiro de obras.
III. Engenheiro residente.    z. efetuar o treinamento dos subempreiteiros.

Relacionando a coluna dos agentes com a coluna das ações, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
(A) I – x ; II – y ; III – z.
(B) I – y ; II – z ; III – x.
(C) I – y ; II – x ; III – z.
(D) I – z ; II – y ; III – x.
(E) I – z ; II – x ; III – y.

Resolução
O Coordenador de PEO controla as versões do projeto.
O Projetista aprimora o projeto no canteiro de obras.
O Engenheiro residente efetua o treinamento dos subempreiteiros.
Teremos:
I - y
II – x
III – z
Alternativa correta é “A”.

02. Na execução de cada m² de fôrmas para fundações utilizam-se os seguintes materiais: 0,20 kg de pregos mistos (R$ 5,00/kg); 2,50 m de tábua de pinho de 3.ª 1x12” (R$ 6,00/m); 3,00 m de sarrafo de pinho de 2.ª 1x4” (R$ 2,00/m). São também necessárias 2 h de servente (R$ 4,00/h) e 2 h de carpinteiro (R$ 8,00/h). A partir desses dados, conclui-se que o custo unitário da execução de fôrmas para fundações é
(A) R$ 28,00/m².
(B) R$ 32,00/m².
(C) R$ 36,00/m².
(D) R$ 42,00/m².
(E) R$ 46,00/m².

Resolução
- Materiais:
0,20 kg de pregos mistos (R$ 5,00/kg);
2,50 m de tábua de pinho de 3.ª 1x12” (R$ 6,00/m);
3,00 m de sarrafo de pinho de 2.ª 1x4” (R$ 2,00/m).
- Mão de obra:
2 h de servente (R$ 4,00/h);
2 h de carpinteiro (R$ 8,00/h).

Os Custos por m² são:
R$ 1,00 de prego;
R$ 15,00 de Tábua de pinho;
R$ 6,00 de Sarrafo;
R$ 8,00 do Servente;
R$ 16,00 do carpinteiro.
No total o custo fica R$ 46 por m².
Alternativa correta é “E”.

03. De acordo com os critérios para coleta de preços e cálculo de custos unitários básicos da construção, para representar os diferentes tipos de edificação, usualmente objeto de incorporações, são considerados os projetos-padrão definidos por suas características principais e acabamentos. Considere um revestimento externo de fachada principal com
I. chapisco, massa única, pastilha vitrificada de 5 cm x 5 cm;
II. chapisco, massa única, textura acrílica, cerâmica de 10 cm x 10 cm em 35% da fachada;
III. chapisco, massa única, tinta à base de PVA.

Nos projetos-padrão residenciais, esses acabamentos correspondem aos padrões alto, normal ou baixo por meio da associação.
(A) I – alto; II – normal; III – baixo.
(B) I – alto; II – baixo; III – baixo.
(C) I – normal; II – alto; III – baixo.
(D) I – normal; II – normal; III – normal.
(E) I – normal; II – normal; III – baixo.

Resolução
Segundo a NBR 12721, para um revestimento externo de fachada principal o número:
I – representa um padrão Alto.
II – representa padrão Normal.
III – representa padrão Baixo.
Alternativa correta é “A”.
Para maiores informações consulte a Tabela 2 - Especificações dos acabamentos nos orçamentos dos projetos-padrão residenciais.

04. A curva S
(A) caracteriza apenas os recursos monetários utilizados.
(B) não pode ser utilizada para o controle do consumo do concreto.
(C) independe do planejamento adequado para o consumo dos recursos.
(D) não pode ser utilizada na avaliação do progresso físico da obra em função do custo apropriado.
(E) apresenta sempre o consumo acumulado de recursos ao longo do tempo de construção.

Resolução
Curva S – (Formato de “S”).
O gráfico que representa a Curva S é um gráfico de valores acumulados, cujo eixo horizontal (X) representa o tempo e o eixo vertical (Y), a quantidade acumulada medida no projeto, normalmente representando o avanço físico em porcentagem ou o financeiro em unidades monetárias.
Alternativa correta é “E”.


Gostou?
Tem interesse em Exercícios Resolvidos?

Relação de E-books com Exercícios Resolvidos de:
01 - Licitações - Lei 8666/1993.
02 - Materiais de Construção - Concreto e Aço.
03 - Construção de Edifícios - Do alicerce ao teto.
04 - Engenharia Civil - Geral com todas as matérias - Capa Branca.

Exercícios de Fixação - Gratuitos


Não conseguiu acessar os links acima?
Entre em contato conosco no 'Formulário de Contato" - Lado direito