As formas são de fundamental importância para a qualidade final da obra de concreto. Com relação a formas para concreto, julgue os itens a seguir.
01 - Painéis, ou chapas de madeira compensada, também denominados compensados, não devem ser utilizados na confecção de formas.
Resolução
Afirmação errada.
As chapas de madeira compensada podem ser utilizadas na confecção de fôrmas.
As chapas de madeira compensada mais usadas para fôrmas, tem as dimensões de 2,20 x 1,10 m e espessura que variam de 6, 10 e 12 mm.
As chapas tem acabamento resinado, para utilização em estruturas de concreto armado revestida, e acabamento plastificado, para utilização em estruturas de concreto armado aparente.
As chapas compensadas são compostas por diversas lâminas coladas ou por cola "branca" PVA, ou cola fenólica. As chapas coladas com cola fenólica são mais resistentes ao descolamento das lâminas quando submetidas a umidade.
02 - A grande fluidez e o lançamento de concreto bombeado pode provocar pressões laterais nas formas que devem ser consideradas no seu dimensionamento.
Resolução
Afirmação correta.
Além resistir as pressões laterais o sistema de fôrmas, que compreende as fôrmas, o escoramento, o cimbramento e os andaimes, incluindo seus apoios, bem como as uniões entre os diversos elementos, deve ser projetado e construído de modo a ter:
A) Resistência às ações a que possa ser submetido durante o processo de construção, considerando:
01 - Ação de fatores ambientais;
02 - Carga da estrutura auxiliar;
03 - Carga das partes da estrutura permanente a serem suportadas pela estrutura auxiliar até que o concreto atinja as características estabelecidas pelo responsável pelo projeto estrutural para remoção do escoramento;
04 - Efeitos dinâmicos acidentais produzidos pelo lançamento e adensamento do concreto, em especial o efeito do adensamento sobre o empuxo do concreto nas fôrmas.
B) Rigidez suficiente para assegurar que as tolerâncias especificadas para a estrutura.
O formato, a função, a aparência e a durabilidade de uma estrutura de concreto permanente não devem ser prejudicados devido a qualquer problema com as fôrmas, o escoramento ou sua remoção.
No plano da obra deve constar a descrição do método a ser seguido para construir e remover estruturas auxiliares, devendo ser especificados os requisitos para manuseio, ajuste, contraflecha intencional, desforma e remoção.
A retirada de fôrmas e escoramentos deve ser executada de modo a respeitar o comportamento da estrutura em serviço. No caso de dúvidas quanto ao modo de funcionamento de uma estrutura específica, o engenheiro responsável pela execução da obra deve entrar em contato com o projetista, a fim de obter esclarecimento sobre a sequência correta para retirada das fôrmas e do escoramento.
Gostou?
Tem interesse em mais Exercícios Resolvidos?
Acesse a Versão Demonstrativa
Me siga no Twitter
Relação de Exercícios Resolvidos de:
01 - Licitações - Lei 8666/1993.
02 - Materiais de Construção - Concreto e Aço.
03 - Construção de Edifícios - Do alicerce ao teto.
04 - Engenharia Civil - Geral com todas as matérias - Capa Branca.
05 - Estradas - Pavimento Flexível, Rígido e Topografia
06 - Estruturas de Concreto, Metálica e Madeira
Materiais a venda na Amazon