terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Alvenaria Estrutural - Engenharia civil

Está em busca de material de estudo para concurso público de Engenheiro Civil? 
Está procurando por Exercícios Resolvidos?

Alvenaria Estrutural

1. Sistemas Estruturais
Podemos citar diferentes sistemas estruturais a serem adotados durante a concepção do projeto de uma edificação. A escolha do sistema adequado se dá em função do uso da edificação, de custos e recursos.



1.1 Totalmente Estruturado
Quando os elementos estruturais de sua supra estrutura são lajes, vigas e pilares previamente dimensionados e que tem a finalidade de resistir ao seu peso próprio e a todas as cargas atuantes.

O material adotado também deve ser escolhido de acordo com o projeto, podendo, estas estruturas, serem construídas em concreto armado, madeira, alumínio ou aço.
Nestes casos, as paredes funcionam como elementos de vedação, sem responsabilidade estrutural (carregar cargas), as mesmas podem ser total ou parcialmente removidas sem que o equilíbrio do conjunto seja prejudicado.

As paredes externas, normalmente, são construídas em alvenaria ou outro elemento que garanta a durabilidade e a estanqueidade do interior da edificação. As paredes internas podem ser do mesmo material que as externas ou ainda de gesso acartonado, painéis de madeira, fórmica, aglomerados em geral ou similares.

É um sistema tradicionalmente adotado em edificações de grande porte.

1.2 Alvenaria Estrutural
A alvenaria é um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico.

Estas peças industrializadas podem ser moldadas em:
Cerâmica
Concreto
Sílico-calcáreo

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo tradicional, utilizado à milhões de anos. Inicialmente eram utilizados blocos de rocha como elementos de alvenaria, mas a partir do ano 4.000 a.C. a argila passou a ser trabalhada possibilitando a produção de tijolos.
O sistema construtivo desenvolveu-se inicialmente através do simples empilhamento de unidades, tijolos ou blocos. Os vãos eram executados com peças auxiliares, como vigas de madeira ou pedra.

Ao passar do tempo, foi descoberta uma alternativa para a execução dos vãos: os arcos. Estes seriam obtidos através do arranjo entre as unidades. Assim foram executadas pontes e outras obras de grande beleza, obtendo maior qualidade à alvenaria estrutural. Um exemplo disso é a parte superior da igreja de Notre Dame, em Paris.

Para baixar o material na íntegra acesse:  Alvenaria Estrutural.


Fonte PUCRS- Profa Sílvia Maria Baptista Kalil


Gostou?
Você estuda para Concurso Público?
Tem interesse em Exercícios Resolvidos?


Relação de Exercícios Resolvidos de:

Não conseguiu acessar os links acima?
Entre em contato conosco no 'Formulário de Contato" - Lado direito



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela visita.

Caso tenha solicitado informações sobre Livro de Exercícios Resolvidos, entraremos em contato num prazo de 48 horas.
OBS: Não deixe de conferir a sua Caixa de Lixo eletrônico, principalmente se for usuário do Yahho e Hotmail.